<< Voltar     


WestRock desenvolve solução de embalagem “right size” para e-commerce

Categoria: Soluções para Varejo e E-commerce

Ano de lançamento: 2021

Tags: e-commerce, solução, embalagem

Brand owner: WestRock


Fonte: Clube da Embalagem


A WestRock, líder global em soluções únicas e sustentáveis em papel e embalagens de papelão ondulado, desenvolveu novas alternativas para venda, transporte e entrega a um dos segmentos que mais cresce no País atualmente: o e-commerce. Movida pela necessidade de inovação e sustentabilidade de um de seus clientes, a empresa projetou uma embalagem diferenciada para o mercado de tecnologia. Trata-se de uma caixa compacta, que atende 80% dos modelos de celulares mais vendidos pelas lojas online. Com alta definição de grafia, a embalagem tem 10 centímetros de altura por 20 centímetros de comprimento, sendo até 30% menor que a mais utilizada atualmente.

O cliente da WestRock, que está entre os maiores players de vendas online do Brasil, optou por eliminar o uso massivo de plástico em suas operações, como o conhecido plástico-bolha ou air-pillows para acomodar os aparelhos, utilizando papelão ondulado como substituto e ainda contou com o design exclusivo da embalagem, que permite a eliminação do envelope plástico utilizado para acomodar a nota fiscal. A solução otimizada e mais sustentável foi fundamental para evitar uso desnecessário de matéria-prima, facilitou as entregas até o consumidor final e ainda contribuiu para reduzir a geração de resíduos pós-consumo.

Focada em surpreender o consumidor final no momento do unboxing, a solução também pode contar com a exclusiva tecnologia HyGraphics®, que permite qualidade de impressão fotográfica em embalagens de papelão. A expectativa é que a procura das empresas por soluções para embalagens destinadas ao e-commerce aumente ainda mais nos próximos meses. Afinal, a embalagem é o primeiro contato físico do consumidor com o produto comprado no ambiente virtual E esses novos consumidores estão crescendo diariamente. Segundo o 43º relatório Webshoppers, da Ebit/Nielsen, 79 milhões de brasileiros fizeram alguma compra pela internet em 2020. Destes, 13 milhões pela primeira vez. Foram 106 milhões de pedidos, um aumento de 56% em relação a 2019.

Considerando essa tendência e as evoluções do mercado, WestRock investiu em uma área dedicada para e-commerce, com uma equipe especializada para realizar o trabalho de desenvolvimento e criação mais perto do cliente. “Contamos com profissionais capacitados, automação e digitalização para entender as necessidades dos nossos parceiros. Como uma fábrica de soluções, identificamos o problema, pensamos em estratégias de otimização para que nosso cliente obtenha um novo produto com o tamanho ideal, diminuindo os custos, melhorando sua sustentabilidade, minimizando seus riscos e aumentando suas vendas”, afirma Thiago Santos, gerente nacional, responsável pela área dedicada na WestRock Brasil.

Inovações que começam antes mesmo do produto ser embalado. Segurança, praticidade, agilidade para entrega, conteúdo impresso em alta definição e sustentabilidade. Características para conectar ainda mais o consumidor à marca e alavancar a vendas das empresas. Se o e-commerce revolucionou a maneira de comprar, as embalagens seguem pelo mesmo caminho.